segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Meu fds foi ocupadíssimo...fazendo arte (no sentido mais figurado da palavra!). Estou a beira de um ataque de nervos com a expectativa de entrar no apê novo, e até minha pata de elefante vai ganhar casa nova. A coitada tá toda agredidinha num vaso que a muito tempo já não comporta a coitada. Então fui olhar uma morada nova p/ minha plantinha...queria um desse vasos vidrificados, sonhava mesmo com um vaso vietnamita bem bonitão...mas acabei caindo da cama com o preço! Gente do céu...como essas coisas são caras!!! Tudo bem...tudo bem...eu imaginava que era caro, mas não achei que fosse tããããoooo caro!!! Mas pensei aqui comigo "plano B", e resolvi fazer meu "vaso vietnamita do paraguay"! Eu admito: não ficou igual, mas apertando os olhinhos até que ele fica simpático...o verde jade era mesmo exatamente o que eu queria. No final das contas até que fiquei satisfeita com o resultado final, e como quem vai morar lá sou eu, eu que vou passar pela sacada e apreciar a vista, eu que vou regar a planta...calculando bem...o que interessa é a minha opinião, né?
Para quem quiser ver como ficou:

E p/ quem quiser fazer igual, dou as dicas:

1º Proteja o local aonde você vai trabalhar porque, acredite, isso faz muita, muita, muita bagunça.

2º Faça a base com uma demão de tinta latex branca (mas esse passo só é necessário para cores mais claras, se a intenção é fazer um vaso em um tom escuro, vc pode pular essa etapa);

3º Depois defina a cor mais forte, ela será o fundo para as cores mais claras. Eu escolhi a tinta verde seco (Gato preto, nº ). Não precisa ficar certinho, pelo contrário, melhor que fique bem desigual, já que a intenção é simular a queima no processo de vidrificação da cerâmica, o que é sempre um processo artesanal e único de peça p/ peça, pois o vaso se submete a temperaturas diferentes dentro do forno.
4º Depois basta acrescentar as cores mais suaves, use uma combinação das tonalidades para que a transição seja mais suave, nessa hora vale diliuir um pouco a mistura. Eu usei um verde piscina bem bacana, de uma marca com a qual nunca tinha trabalhado a Shiro Inu (Tinta decorativa fosca, Verde piscina nº41);
5º No detalhe dá p/ perceber que até as manchinhas da cerâmica eu fiz, kkkkkk, (já que p/ copiar, que seja bem copiado mesmo, né?). Isso foi super fácil (mas supera em tudo a bagunça de até então), basta "chapiscar" a peça esfregando o dedinho no pincel com uma tinta mais escura (usei a p.v.a da acrilex, 511, verde bandeira)



6º Passo, o ultimo e mais importante: falta "vidrificar", né? P/ isso eu usei uma coisa chamada "Laca Chinesa", da Acrilex. Não sei se outro fabricante faz este produto ou o nome. Tome cuidado com a laca, pois é um verniz de resina e é tóxica, deve ser usado com cautela e em um lugar bem ventilado. Leia com atenção as recomendações do rótulo, ok. Foi a primeira vez que trabalhei com isso, não é soluvel em água, mas sim em aguarás...(coisa que eu não gosto muito), mas também não é muito difícil de aplicar, basta usar um pincel macio.
Outra vez o resultado, meu vaso novo, verde-jade, chamativo, espaçoso, baratinho-baratinho (o vaso foi R$ 33,00, na Leroy Merlin, as tintas e o verniz ficaram em R$ 20,00; uma bagatela, mas não conta p/ ninguém, viu? kkkk). Minha patinha agradece...


Nenhum comentário:

Postar um comentário